Últimas Notícias

DIA 1º DE OUTUBRO DIA DO IDOSO
O Dia Nacional do Idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso no país, seus direitos e dificuldades. A população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta.
A data foi criada na Assembleia Mundial sobre envelhecimento, promovida pela ONU (Organização das Nações Unidas) realizada em Viena, na Áustria, em 1982 a fim de qualificar a vida dos mais velhos, através da saúde e da integração social. Idoso são os indivíduos acima de 65 anos de acordo com a Organização Mundial da Saúde, que os caracteriza como grupo da terceira idade.
Para envelhecer bem é necessário que a pessoa durante toda a sua vida:
-
Pratique esportes de acordo com sua capacidade física
-
Mantenha uma alimentação saudável e de qualidade
-
Participe de programas de integração social
-
Mantenha relacionamentos saudáveis com outras pessoas de sua idade
-
Desenvolva atividades produtivas
No entanto, envelhecer não é um processo fácil. Existe um estigma de que as pessoas idosas não tem mais valor para a sociedade. Com a aposentadoria as pessoas idosas sentem-se inadequadas e com a falta do que fazer vem o desânimo e a depressão.
Além disso, aos poucos os idosos vão perdendo a visão, a audição e muitas vezes a mobilidade e muitas pessoas passam a depender de seus familiares que muitas vezes não estão preparados para entender esta nova fase da vida. A sociedade como um todo deve tratar as pessoas idosas com consideração e por terem mais experiência de vida, este respeito é fundamental para a sua estabilidade emocional. Com a saúde mental equilibrada, a vida é mais valorizada e proveitosa.
No ano de 2003 foi criado, no Brasil, o Estatuto do Idoso garantindo os direitos das pessoas mais velhas tais como:
1) não ficar em filas;
2) não pagar passagem de ônibus coletivo;
3) descontos em atividades culturais, esportivas e de lazer;
4) adquirir medicamentos gratuitos nos postos de saúde;
5) vagas de estacionamento;
E muitas outras... leia o estatuto do idoso
Vale lembrar que hoje, em todo o mundo, existem cerca de 600 milhões de pessoas com 60 anos ou mais.
Estima-se que este número deve dobrar até 2025 e chegará a praticamente dois bilhões até 2050 - a grande maioria deles em países em desenvolvimento.
Neste ano, no Dia Mundial da Conscientização contra o Abuso de Idosos secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu uma atenção especial da comunidade internacional para todas as pessoas idosas que estão cada vez mais vulneráveis aos abusos físico, psicológico e financeiro. Nos países em que a taxa de expectativa de vida é mais elevada, os maus-tratos aos idosos tendem a serem ainda maior. Essas agressões podem gerar lesões físicas e consequências psicológicas de longa duração.
A OMS alertou que os abusos e a violência contra os idosos, em qualquer sociedades, são pouco reconhecidos, além de serem equivocadamente identificados como assuntos privados.
Temos muito a aprender com as pessoas idosas!
Um dia o idoso será você!