Últimas Notícias

DIA 1º DE OUTUBRO DIA DO IDOSO 

 

 

 

O Dia Nacional do Idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso no país, seus direitos e dificuldades. A população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta.

A data foi criada na Assembleia Mundial sobre envelhecimento, promovida pela ONU (Organização das Nações Unidas) realizada em Viena, na Áustria, em 1982 a fim de qualificar a vida dos mais velhos, através da saúde e da integração social. Idoso são os indivíduos acima de 65 anos de acordo com a Organização Mundial da Saúde, que os caracteriza como grupo da terceira idade.

 

Para envelhecer bem é necessário que a pessoa durante toda a sua vida:

  • Pratique esportes de acordo com sua capacidade física

  • Mantenha uma alimentação saudável e de qualidade

  • Participe de programas de integração social

  • Mantenha relacionamentos saudáveis com outras pessoas de sua idade

  • Desenvolva atividades produtivas

 

No entanto, envelhecer não é um processo fácil.  Existe um estigma de que as pessoas idosas não tem mais valor para a sociedade.  Com a aposentadoria as pessoas idosas sentem-se inadequadas e com a falta do que fazer vem o desânimo e a depressão.

Além disso, aos poucos os idosos vão perdendo a visão, a audição e muitas vezes a mobilidade e muitas pessoas passam a depender de seus familiares que muitas vezes não estão preparados para entender esta nova fase da vida. A sociedade como um todo deve tratar as pessoas idosas com consideração e por terem mais experiência de vida, este respeito é fundamental para a sua estabilidade emocional. Com a saúde mental equilibrada, a vida é mais valorizada e proveitosa.

 

No ano de 2003 foi criado, no Brasil, o Estatuto do Idoso garantindo os direitos das pessoas mais velhas tais como:

1) não ficar em filas; 

2) não pagar passagem de ônibus coletivo; 

3) descontos em atividades culturais, esportivas e de lazer; 

4) adquirir medicamentos gratuitos nos postos de saúde; 

5) vagas de estacionamento;

 

E muitas outras... leia o estatuto do idoso

Vale lembrar que hoje, em todo o mundo, existem cerca de 600 milhões de pessoas com 60 anos ou mais.

Estima-se que este número deve dobrar até 2025 e chegará a praticamente dois bilhões até 2050 - a grande maioria deles em países em desenvolvimento.

Neste ano, no Dia Mundial da Conscientização contra o Abuso de Idosos  secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu uma atenção especial da comunidade internacional para todas as pessoas idosas que estão cada vez mais vulneráveis aos abusos físico, psicológico e financeiro. Nos países em que a taxa de expectativa de vida é mais elevada, os maus-tratos aos idosos tendem a serem ainda maior.  Essas agressões podem gerar lesões físicas e consequências psicológicas de longa duração. 

A OMS alertou que os abusos e a violência contra os idosos, em qualquer sociedades, são pouco reconhecidos, além de serem equivocadamente identificados como assuntos privados.

 

 

Temos muito a aprender com as pessoas idosas! 

Um dia o idoso será você!

COMPLEXO HOSPITALAR

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PENEDO

Avenida Getúlio Vargas, 423

Penedo/AL - Centro

Fone: 3551-2508

HOSPITAL REGIONAL M. DR. JOSÉ CORREIA FILHO

Avenida Wanderley, s/n

Penedo/AL - Santa Luzia

Fone: 3551-2888

2015 © Todos os direitos reservados a Santa Casa de Misericórdia de Penedo | Desenvolvido por NetDell Soluções Tenológica