Últimas Notícias

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PENEDO COMEMORA 250 ANOS
 
A primeira Santa Casa de Misericórdia de Alagoas comemora 250 anos de sua criação. A instituição gerada por um ato de caridade do coronel e comerciante português João Pereira Alvares, em 1767, resultou em um complexo de saúde atualmente composto por maternidade, hospital e asilo.
 
Mantida desde sua origem pela Irmandade de São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos, quando a cidade histórica ainda tinha a denominação de Vila do Penedo do Rio São Francisco, a instituição inicia os festejos do seu jubileu no próximo sábado, 25.
 
A programação será aberta com missa solene, celebrada por Padre Jackson Nascimento na Catedral Diocesana, a partir das 19 horas. A Provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Penedo e a Irmandade de São Gonçalo Garcia promoverão ainda campanhas e mutirões de atendimento mensais até novembro, quando ocorre o encerramento do jubileu.
 
São dois séculos e meio de serviços prestados às pessoas de baixa renda, missão fundamentada na caridade e na fé cristã iniciada com a criação do Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição, como informa o historiador Ernani Méro no livro “Uma Casa de Misericórdia”.
 
Instalado em imóvel próximo da Igreja de São Gonçalo Garcia, o hospital foi reconhecido em 1828, por meio de ato oficial, como Santa Casa de Misericórdia. Já em 1886 houve a transferência para o convento franciscano de Nossa Senhora dos Anjos.
 
Sete anos depois acontece a mudança para a Avenida Getúlio Vargas, local onde hoje funciona a maternidade que atende Penedo e demais municípios do Baixo São Francisco e Agreste alagoanos, além de moradores da região ribeirinha sergipana.
 
Vizinho da Maternidade de Nossa Senhora do Bom Parto está situado o Asilo de Mendicidade São José, fundado em 1928, para atender aos que chegam à velhice desamparados. Já o Hospital Regional Dr. José Correia Filho foi inaugurado em 1954, estando situado na parte alta da cidade, local em processo de modernização e de ampliação de serviços administrados atualmente em parceria com a empresa Pró-Saúde.
Entrevista de Dom Valério Breda
Texto Fernando Vinícius – jornalista MTB 837/AL

COMPLEXO HOSPITALAR

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PENEDO

Avenida Getúlio Vargas, 423

Penedo/AL - Centro

Fone: 3551-2508

HOSPITAL REGIONAL M. DR. JOSÉ CORREIA FILHO

Avenida Wanderley, s/n

Penedo/AL - Santa Luzia

Fone: 3551-2888

2015 © Todos os direitos reservados a Santa Casa de Misericórdia de Penedo | Desenvolvido por NetDell Soluções Tenológica