NOTÍCIAS

RESUMO DO PRIMEIRO SEMESTRE DO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PENEDO

Desde 14/07/14 quando passei a fazer parte da empresa filantrópica Santa Casa de Misericórdia de Pendo na função de Técnico em Segurança do Trabalho, comecei a realizar atividades de prevenção através da conscientização dos colaboradores desta repartição. No primeiro semestre do ano 2015 comecei perceber  mudanças no comportamento dos colaboradores que passaram a se preocupar com os cuidados que devem ser tomados ao desempenhar suas atividades. Percebi com esse novo comportamento que os treinamentos, orientações e cobrança quanto aos cuidados e a devida utilização dos EPIs estavam surtindo o efeito desejado com os profissionais dos setores de enfermagem, copa / cozinha ,manutenção  e higienização. Através dos treinamentos com o intuito de repassar informações no que diz respeito às normas regulamentadoras regidas pela CLT (Consolidações das Legislações Trabalhista) determinando as obrigações e deveres de empregador e empregados.

Diante o grau de risco 3 com 140 colaboradores a NR 04 determina que entre 101 a 150 colaboradores a empresa contatará um técnico em segurança do trabalho que faz parte do SESMT para elaborar trabalhos voltado a segurança desses colaboradores. Realizo vistorias diárias nas três repartições que fazem parte da empresa Santa Casa de Misericórdia de Penedo, observando o que pode dar errado nos locais inspecionados realizando semanalmente relatório informando a direção as irregularidades e propondo melhorias embasados nas normas de segurança e legislações vigentes.

Com as informações repassadas para a direção sobre as situações encontradas, são analisadas por eles e informando quais serão as prioridades para colocar em prática diante às condições financeira. Consegui amenizar a exposição dos colaboradores da higienização com o fornecimento dos EPIs, que é obrigação do empregador o fornecimento sem ônus para o empregado, e obrigação dos empregados o uso dos mesmos.

Procuro ouvir os colaboradores de vários setores do complexo da Santa Casa para elaborar plano de ação, por que só que conhecer o ambiente de trabalho é os próprios colaboradores que executam suas atribuições diariamente dando uma assistência aos usuários que necessitam de saúde. Realizei intercâmbio com outras empresas com o intuito de trazer para o ambiente hospitalar inovações participando de palestras sobre segurança do trabalho. Conclui o curso de formação de Bombeiro Civil pela empresa BACKUP de Aracaju/SE onde ganhei conhecimento aprofundado sobre salvamento de vitimas diante sinistros. A empresa Santa Casa de Misericórdia de Penedo vem buscando um serviço de qualidade realizando plano estratégico sendo ministrado por profissionais do SEBRAE.

As melhorias no ambiente hospitalar está sendo em curto médio e longo prazo dentro das condições da empresa, dizendo que falta muito para uma boa gestão de segurança no ambiente Hospitalar da Empresa filantrópica Santa Casa de Misericórdia de Penedo com 245 anos de história na cidade de Penedo/AL.

“Humanização + Segurança = Qualidade e Conscientização”

Atenciosamente,

Cristiano Batista dos Santos