GOVERNADOR RENAN FILHO VISITA BISPO DE PENEDO DOM VALERIO BREDA E FALA SOBRE A SANTACASA DE MISERICÓRDIA DE PENEDO

O Bispo de Penedo, Dom Valério Breda, recebeu no final da manhã desta terça-feira(17) em sua residência oficial, o Governador do estado de Alagoas, Renan Filho, que anunciou ser a visita para dar um abraço fraterno no líder religioso. Durante a visita, é claro, o tema central foi a situação porque passa a saúde no Brasil, e em especial em Penedo, onde se localiza o complexo hospitalar da Santa Casa de Penedo. Maternidade, Ambulatório e pediatria, e o Hospital regional de Penedo, além do Abrigo São José. Acompanhado deputado federal Givaldo Carimbão, e do deputado estadual Carimbinho, o Governador Renan Filho ouviu atentamente uma explanação feita pelo Vice Provedor da Santa Casa, Dr. Eduardo Regueira, da qual constou a fundação do primeiro hospital de Alagoas, atualmente comemorando duzentos e quarenta e oito anos, da referencia que foi Penedo no quesito saúde para região do baixo São Francisco e agreste alagoano, mas que definhou ao longo dos últimos tempos. Regueira foi enfático ao pedir a parceria do governo do estado para as novas investidas da Santa Casa com vista à instalação de uma UTI adulta, uma UTI Neonatal, um sistema de Hemodiálise, e um Banco de Sangue, serviços esses que são interdependentes entre si, e que não podem e nem devem ser instalados de maneira isolada. Tudo já existe projeto entregue na secretaria de saúde do estado – SESAU – desde o governo Téo Vilela. O Governador Renan Filho após ouvir e assistir via Datashow às imagens da infraestrutura do Hospital Regional, foi categórico: “dinheiro para isso nós temos”. Serão recursos do FECOEP. Em sua fala, o Governador Renan Filho, fez questão de demonstrar a grande importância de Penedo quando de todo o desenvolvimento do Nordeste passar Penedo por se tratar de porto fluente de embarcações, inclusive navios, e depois quando o trânsito de caminhões e carretas era também pela cidade beijada pelas águas do rio São Francisco. Essa foi a fase áurea, mas que perdeu tal protagonismo sendo meta do seu governo ser parceiro no resgate do desenvolvimento de Penedo. Quanto às reivindicações feitas pelo Vice Provedor e também pelo diretor administrativo, Jean Cleber, Renan Filho disse que seu governo tem a obrigação de desenvolver o sistema da Rede de Saúde no Estado, melhor meio de se atingir o anseio e necessidade da população alagoana, que o elegeu para melhorar. E juntamente com o deputado federal Carimbão, se comprometeu em trazer para Penedo no dia 27 a secretária estadual de saúde, Drª. Rosangela, quando tudo será discutido de maneira técnica, e havendo as condições de viabilidade fica garantida a parceria do governo do estado. Renan Filho fez questão de por várias vezes citar a questão da regionalização, elemento que fere pretensões de municípios desejosos de implantarem certos serviços, tendo em um raio de setenta quilômetros outro prestador do mesmo serviço. O deputado federal Carimbão destacou que a nova visão de gestão enquanto parceiro de Renan Filho é de enviar recursos de Emendas Parlamentares em um montante que possa de fato resolver a questão da saúde de uma região, e não pulverizar em várias cidades que ficam depois a chorar por falta de estrutura, e Penedo reúne todas as condições receber uma ação de governo que realmente seja decisiva na área da saúde. Assim sendo, sobre as questões levantadas pela diretoria da Santa Casa várias decisões serão tomadas no dia 27 do mês em curso, quando da visita do Governador à Penedo juntamente com a sua equipe da saúde. Ainda foi oferecido ao Governador Renan Filho o prédio da Santa Casa situado na Avenida Getúlio Vargas para fundação da UNCISAL em Penedo, trazendo os vários cursos de nível superior da Universidade do Estado, inclusive medicina.

Fonte: www.correiodopovo-al.com.br