NOTÍCIAS

SANTA CASA DE PENEDO DEVE FECHAR ACORDO COM CURSO DE MEDICINA DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS

A convite do Vice Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Penedo, Dr. Eduardo Regueira, estivemos registrando a visita de representantes do Ministério da Educação – MEC –, os Professores Doutores, Geraldo Cunha Cury, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – e Rodrigo Chavez Penha, da UFSJ, que estiveram em Penedo na qualidade de avaliadores do complexo hospitalar da Santa Casa de Penedo – Ambulatório, Maternidade e Hospital Regional – que terminaram por ser sondado para servir de Hospital Escola da faculdade de medicina de São Miguel dos Campos.

Na oportunidade o Vice Provedor registrou que durante a Semana Santa deste ano, enviou whatsapp para o prefeito de Penedo, Március Beltrão, comunicando da intenção do MEC em abrir faculdades de medicina nas cidades com mais de cinquenta mil habitantes. Para surpresa do Vice- Provedor sua mensagem ao prefeito não obteve resposta.

Passado pouco mais de um mês Eduardo Regueira recebe então um telefonema da parte da Santa Casa de São Miguel solicitando – se possível – o apoio para a implantação do curso de medicina naquela cidade, servindo a Santa Casa de Penedo como Hospital Escola. O curso de medicina exige um número mínimo de leitos em hospital para seu perfeito funcionamento, e São Miguel não dispunha da quantidade exigida.

No final da manhã desta sexta-feira, começo da tarde, a equipe de avaliadores formada pelos Professores Doutores acima citados já estava em Penedo, e em companhia do secretário de saúde de São Miguel dos Campos, Sival Clemente e do Provedor da Santa Casa da mesma cidade, verificando in loco as condições do Ambulatório, da Maternidade e do Hospital Regional para concluírem as suas decisões sobre o que se pode chamar de convênio.

Para nossa redação o Professor Doutor Geraldo Cunha Cury se disse bastante satisfeito com o que viu, tendo o Professor Doutor Rodrigo Chavez Penha também a mesma opinião sobre as suas avaliações.

Por se tratar de uma possibilidade com grandes chances de acontecer, Penedo passaria ater uma porta aberta para uma futura investida em se tornar também uma cidade com o curso de medicina.

Avaliadores percorreram todas as dependências das três unidades de saúde da Santa casa: Ambulatório, Maternidade e Hospital Regional de maneira criteriosa.

Fonte: Correio do Povo de Alagoas

Show More